Segundo Encontro Nacional Territórios da Cultura reúne gestores, artistas e representantes de equipamentos culturais em Brasília (15 a 17 de março) - Agita Recife

Agenda de Shows

Eventos

Segundo Encontro Nacional Territórios da Cultura reúne gestores, artistas e representantes de equipamentos culturais em Brasília (15 a 17 de março)

Segundo Encontro Nacional Territórios da Cultura reúne gestores, artistas e representantes de equipamentos culturais em Brasília

O Ministério da Cultura promoveu o Segundo Encontro Nacional Territórios da Cultura, em Brasília, reunindo gestores, artistas e representantes de equipamentos culturais de diferentes regiões do país. O evento buscou discutir a importância dos equipamentos culturais para a cidadania e a necessidade de ampliar a infraestrutura cultural no país.

Entre os dias 15 e 17 de março, o encontro nacional contou com oficinas e atividades de articulação entre gestores culturais de todo o país. Durante o evento, vinte e duas iniciativas culturais foram premiadas no edital de Boas Práticas dos CEUs das Artes, reconhecendo experiências ligadas à programação cultural, formação de público, gestão compartilhada e articulação entre políticas públicas.

Anúncios

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, os equipamentos culturais são fundamentais para a cidadania e devem ser investidos para garantir direitos e serviços públicos. “Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania, né? E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa, né? de que as políticas públicas sejam atentas para isso”, afirmou.

O secretário também destacou a importância de enfrentar o déficit gigantesco de equipamentos culturais nas periferias e no interior do país. “Um déficit gigantesco nas periferias e no interior do país de equipamentos culturais que precisa ser enfrentado superado. A gente nunca tinha conseguido desenvolver política de infraestrutura cultural para atender comunidades afastadas e rurais e que precisavam também de ser atendidas e pela primeira vez nós temos uma rede de equipamentos culturais pensadas pelo governo do Brasil e desenvolvidas em parceria federativa e com a sociedade que respondem a esses dilemas”, afirmou.

A programação do encontro nacional também contou com a apresentação dos equipamentos culturais premiados e a discussão sobre a importância da participação social na construção da rede de equipamentos culturais. O evento é uma oportunidade para os gestores, artistas e representantes de equipamentos culturais se conectarem e discutirem as melhores práticas para o desenvolvimento cultural do país.

Para saber mais sobre o evento e os equipamentos culturais premiados, é possível acessar o site do Ministério da Cultura.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -