Ministro das Comunicações apresenta projeto de R$ 1 bilhão para integrar comunicação entre órgãos públicos e forças de segurança em Brasília (DF) - Agita Recife

Agenda de Shows

Eventos

Ministro das Comunicações apresenta projeto de R$ 1 bilhão para integrar comunicação entre órgãos públicos e forças de segurança em Brasília (DF)

Projeto pioneiro para fortalecer segurança institucional no Distrito Federal

O Ministério das Comunicações (MCom) apresentou um projeto inovador que visa integrar a comunicação entre órgãos públicos do Distrito Federal e as forças de segurança pública. O projeto, que recebeu investimento de R$ 1 bilhão, tem como objetivo criar uma infraestrutura exclusiva para órgãos públicos, permitindo que instituições que operavam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único, seguro e integrado.

De acordo com o MCom, a previsão é de que a implantação da integração esteja concluída até dezembro de 2027. O projeto já conta com a integração da Rede Privativa Móvel, que conecta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal.

Anúncios

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a importância da nova estrutura para ampliar a integração entre as forças de segurança e criar uma comunicação mais rápida e segura em situações críticas. “Em parceria com o Ministério da Justiça, essa é mais uma ação do governo do presidente Lula para combater a criminalidade, para agilizar essa comunicação importante, integrando as forças de segurança”, ressaltou Siqueira Filho.

Com a Rede Privativa, as corporações passam a compartilhar comunicações em uma mesma infraestrutura, de forma integrada e segura. A nova estratégia amplia a coordenação de operações e fortalece a capacidade de resposta em situações que exigem atuação conjunta.

A Rede Privativa foi concebida para atender exclusivamente órgãos governamentais, garantindo maior controle sobre o tráfego de informações e mais proteção para comunicações sensíveis. O projeto contempla duas modalidades complementares: a Rede Privativa Fixa, que utiliza fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, e a Rede Privativa Móvel, que é integrada e permite comunicações seguras em campo e durante operações.

A medida resulta de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF). A primeira etapa do projeto contempla a conexão de 12 prédios públicos por meio de uma infraestrutura dedicada de 75,5 quilômetros de fibra óptica.

Entre os órgãos que passarão a utilizar a rede estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A previsão é de que as próximas ativações comecem em setembro deste ano e contemplem os municípios de Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -